-
Arquitetos: REISARCHITETTURA
- Área: 187 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alessandra Bello
-
Fabricantes: Hansgrohe, AXOR, Arclinea, Artemide, Cattelan Italia, Flaminia, Garofoli, Gervasoni, Kristalia , LAGO, Living Divani, MARAZZI, Metra, PENTA Light, Pallucco, Porro, Pozzi Ginori, Roda, SIMES, Sabiana
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na zona rural de Puglia e combina uma estrutura de pedra original e uma extensão moderna de traços minimalistas. A tinta branca limão combina tradição e contemporaneidade, dando ao conjunto uma imagem homogênea. O projeto é concebido com uma forte integração entre o espaço exterior e o interior, priorizando a vida de verão na natureza para relaxar longe do estresse no trabalho.
Um gerente de Nova York procurava uma propriedade na região para escapar periodicamente da vida estressante da cidade, relaxar no contato com a natureza e aproveitar o mar, a comida e a vida "lenta" da zona rural de Puglia. Juntamente com os arquitetos, uma propriedade de três hectares foi encontrada em uma posição elevada com vista para a cidade de Ceglie, oliveiras, pinheiros e uma pequena vinha. Na propriedade, já havia uma estrutura de pedra tradicional com planta quadrada, teto plano e salas salas abobadadas, uma das quais abrigava o antigo lagar de vinho.
A estrutura existente precisava ser reformada e ampliada para atender às necessidades do cliente, embora já tivesse harmonia e proporção próprias. A partir desse cenário, decidiu-se portanto desanexar a nova extensão e conectá-la à construção existente apenas por um espaço estreito que serve como um hall de entrada. Os dois volumes opostos criam um pátio interno a partir do qual você sobe no terraço através de uma escada.
Nos lados sul e oeste do novo volume desenvolve-se uma varanda totalmente aberta a oeste, em direção à piscina, e fechada por muros em direção à entrada sul. A piscina é levemente elevada do nível da casa para seguir a inclinação natural do terreno, o volume criado por essa diferença de altitude forma um banco. A área da piscina é definida por paredes tradicionais de pedra seca nos lados norte e oeste, um gazebo-lounge em estrutura metálica coberta com bambu e uma cozinha externa com forno são integradas nessas paredes, enquanto o lado sul é aberto em direção ao vale e a vista.
A sala de estar fica na nova extensão, a área de dormir fica na parte original renovada. A sala de estar é concebida como um único espaço com vidros totalmente abertos para a varanda da frente e para a piscina: o espaço externo e interno podem ser perfeitos durante o verão, priorizando a vida ao ar livre e a relação com a paisagem circundante. Na estrutura recuperada existente, está o quarto principal com banheiro, um quarto de hóspedes com banheiro e acesso independente, um terceiro banheiro e, finalmente, um terceiro quarto "extra" obtido com a recuperação da sala dos vinhos com piso de vidro e cama de futon.